Epilepsia
A epilepsia é um distúrbio neurológico crônico, do qual há muito desconhecimento e muitos preconceitos. Historicamente, as pessoas com essa doença enfrentam um estigma criado por uma sociedade discriminadora, que ignora o que é realmente a epilepsia.
Hoje em dia, a medicina já produziu avanços notáveis no tratamento dessa doença. Um exemplo é um procedimento minimamente invasivo, a ablação a laser, que surgiu como uma alternativa viável à cirurgia aberta da cabeça. Essa técnica tem sido usada com êxito pela Clínica Mayo, como nos explica o professor de Neurologia e diretor da Unidade de Monitoramento da Epilepsia da Clínica Mayo em Jacksonville, na Flórida, William Tatum.
O que é epilepsia?
Epilepsia é um distúrbio neurológico caracterizado por crises espontâneas e recorrentes. Os sintomas das crises epilépticas variam. E há vários tipos de crises epilépticas, entre as quais a convulsão. Algumas pessoas com epilepsia simplesmente mantêm um olhar fixo e vago por alguns segundos, durante uma crise. Outras perdem a consciência ou contorcem seus braços e pernas repetidamente. A epilepsia é um distúrbio neurológico, no qual a atividade das células nervosas no cérebro é alterada, causando a crise.
Quais são as falácias e mitos sobre a epilepsia?
Algumas pessoas pensam, erroneamente, que é uma doença contagiosa ou infecciosa. Outro mito é o de que a pessoa pode engolir sua língua durante um ataque. Algumas pessoas pensam que todos os pacientes com epilepsia sofrem de deficiência mental.
A epilepsia pode ser causada por um dano cerebral?
Pode, especialmente em crianças. Há várias causas da epilepsia. Dois grupos etários comumente afetados pela epilepsia são as crianças muito novas, com menos de 1 ano de idade, e a população idosa. Os bebês podem ser afetados por traumas de nascimento e vários defeitos metabólicos ou por malformações congênitas do cérebro. Entre os idosos, problemas como acidente vascular cerebral, demência e