Epiderme
O tegumento (Pele) é considerado o maior órgão do corpo, e juntos aos seus anexos (pêlo, glândulas e unhas), formam o sistema tegumentar. A pele atua como uma interconexão entre o meio ambiente externo e o ambiente interno. Ajuda a manter o equilíbrio do corpo e é uma importante estrutura de proteção dos órgãos internos.
Segundo Maio (2004), a pele é um órgão de proteção que possibilita a adaptação do ser humano ao meio ambiente, recobre toda a superfície corporal, correspondendo a mais de 15% do peso de um ser humano. A pele tem importante função no controle da temperatura, participa na sensibilidade ao toque, ao calor e ao frio, atua na produção da vitamina D, secreta queratina, melanina, sebo e suor e excreta água e eletrólitos através das glândulas écrinas.
A pele apresenta múltiplas funções, entre as quais a proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos do ambiente, e ser relativamente impermeável, graças à camada de queratina (córnea) que recobre a epiderme. (GUIRRO & GUIRRO, 2002).
O epitélio pode ser classificado em duas categorias: membranas de cobertura ou revestimento e glandular.
Os tecidos epiteliais são formados por duas células intimamente unidas, com uma quantidade mínima de material intercelular. Eles formam uma barreira que recobre as superfícies do corpo e o revestimento dos tubos e ductos que se comunicam com a superfície. Também revestem as cavidades naturais como, por exemplo, a boca, as fossas nasais e o conduto auditivo.
2.2 Funções da pele
A pele é um órgão capacitado à execução de várias funções:
Proteção: Devido a sua textura especial e composição, protege os órgãos internos de traumatismos físicos, mecânicos e químicos e constitui uma importante barreira contra agentes externos de qualquer natureza inclusive radiações solares e ao mesmo tempo impede perda de água, eletrólitos e outras substâncias do meio interno.
Proteção Imunológica: Graças aos seus componentes dérmicos, a