Epidemiologia
É a ciência que estuda a frequência e os determinantes do processo da saúde e doença da população. Pode ser definida também como o estudo da doença, ou de fatores que determinam á doença.
2) Quais as aplicações da epidemiologia?
Diagnóstico das condições de saúde: Descrever as condições de saudade da população, ex: quantas crianças morrem ao nascer, porque e de que.
Monitoramento das condições de saúde: Acompanhar o que há de novo na saúde em termos de programas, que melhorem ou facilitem tal, para compreender os efeitos das diversas intervenções.
Validação de métodos diagnósticos: Colocar em pratica estudos e métodos que auxiliem em um bom diagnóstico de saúde.
Identificação de fatores associados ou determinantes do processo saúde-doença: Descobrir qual doenças as pessoas podem ter, a quais fatores ela está relacionada ou o que pode estar causando ela.
Avaliação de intervenções em saúde: Programas e atividades que auxiliem na melhora da saúde populacional, envolvendo entidades, ONGS e o próprio governo.
3) Qual a diferença entre epidemiologia clinica e clássica?
4) Qual a diferença entre epidemiologia descritiva e analítica?
Descritiva: Procura responder três típicas perguntas: Quem? Quando? Onde? Quem se refere a termos sociais, econômicos e comportamentais, quando se refere ao período de tempo medido em meses ou até mesmo anos, e onde se refere ao local, cidade, município, estado, etc.
Analítica: Procura descobrir subgrupos da população, que apresentam riscos em relação á saúde e os que não apresentam riscos nenhum.
5) O que é a epidemiologia descritiva e o que ela pretende responder? Procura responder três típicas perguntas: Quem? Quando? Onde? Quem se refere a termos sociais, econômicos e comportamentais, quando se refere ao período de tempo medido em meses ou até mesmo anos, e onde se refere ao local, cidade, município, estado, etc.
6) Explique o que é razão, índice, proporção,