epidemiologia
INTRODUÇÃO
O texto que relatamos a seguir busca orientar o paciente portador de Fístula Arteriovenosa para hemodiálise cuidados e observações que levarão a maior durabilidade e funcionamento de sua Fístula.
O QUE É UMA FÍSTULA ARTERIOVENOSA?
Fístula Arteriovenosa ( FAV ) é uma comunicação entre a veia – conduto que leva o sangue do braço para o coração – e a artéria – conduto que leva o sangue do coração para o braço – podendo ser congênita, traumática ou confeccionadas cirurgicamente.
QUAL A FINALIDADE DA FÍSTULA ARTERIOVENOSA É CONFECCIONADA?
A FAV é usada para ser uma via através da qual o sangue pode ser retirado e reinfundido no processo de hemodiálise.
QUANDO E COMO UMA FÍSTULA ARTERIOVENOSA É CONFECCIONADA?
A FAV é confeccionada quando o paciente necessita ou sabidamente irá necessitar de se submeter a hemodiálise. O paciente após um exame pré-operatório realizado pelo cirugião é levado ao centro cirúrgico onde, após a anestesia, é submetido a uma junção entre a veia e a artéria que melhor se adequarem a esse procedimento.
O QUE É FRÊMITO? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
Frêmito é o barulho e a sensação que temos ao tocar o ouvido ou a mão em um local que possui uma FAV funcionante. O frêmito nos diz se FAV está ou não funcionante. Quando o frêmito diminui deve-se comunicar a equipe de hemodiálise com urgeência.
CUIDADOS QUE DEVO TER COM O BRAÇO QUE POSSUI UMA FÍSTULA ARTERIOVENOSA PARA HEMODIÁLISE.
1. Em caso de sangramento deve-se comunicar imediatamente a equipe de hemodiálise.
2. Não deixar que façam curativos apertados no membro que possui uma FAV. O curativo deve ser frouxo.
3. Nas primeiras 72 horas é obrigatório o curativo ( lavar com povodine ou similar, toques de álcool iodado, gases secas e crepom ) Também a ferida não deve ser molhada nas primeira 24 horas.
4. Caso a pele sobre a FAV fique muito vermelha, apareçam inchaço ou pus, comunicar a equipe de hemodiálise.
5. No primeiro