epidemiologia
1.Etapas de uma investigação
1.1 Introdução
A caracterização do problema da maneira mais precisa possível viabiliza a melhor formulação da questão científica, a qual possibilita a exata definição da natureza dos dados, bem como os procedimentos para sua análise.
1- Delimitação 2- Formulação da do tema hipótese (problema)
Verificação da hipótese
Aplicação prática
Primeira Etapa: Delimitação do Tema
A investigação pode ter o objetivo de esclarecer aspectos de uma doença, de um agravo à saúde de outra natureza (suicídio), de uma característica biológica (massa corporal, glicemia), de um agente potencialmente nocivo (poluente), ou de qualquer outro aspecto de interesse na área.
a) Revisão do assunto: A primeira providência na fase inicial de uma investigação é a procura sistemática do que já se conhece sobre o assunto, sob forma de revisão de literatura, de coleta de dados estatísticos e de consultas a especialistas na matéria.
Segunda Etapa: Formulação da hipótese
Consiste na elaboração de uma ou mais proposições ou questões científicas que possam guiar a investigação
a) Significado de uma hipótese em uma investigação: Hipótese é uma suposição sobre a relação entre dois ou mais eventos. A função da hipótese é afirmar uma particular relação, de tal maneira que possa ser posteriormente verificada.
b) Indícios da existência de associação de eventos: Muitas situações auxiliam o processo de formulação de hipóteses.
Comparações entre subgrupos da população
Comparações de séries temporais
Comparações geográficas
Investigações de casos clínicos
Achados laboratoriais
Descobertas ao acaso
Terceira Etapa: Verificação da hipótese.
A hipótese, de alguma maneira, orienta e determina a natureza dos dados a serem coletados e, portanto, a metodologia da pesquisa. Dados são produzidos para