epidemiologia resumo capitulo zelia
CONCEITO E EPIDEMIOLOGIA
A epidemiologia é o eixo da saúde publica. Proporciona as bases para avaliação dasmedidas de profilaxia, fornece pistas para diagnose de doenças transmissiveis e não-transmissiveis e enseja a verificaçãoda consistencia de hipoteses de causalidade.
Guia de métodos de ensino (1973), define a Epidemiologia como o estudo dos fatores que determinam a frequencia e a distribuição das doenças nas coletividades humanas.
Segundo a IEA, são três os objetivos principais da epidemiologia:
1 – Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas.
2 – Proporcionardados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção,controle e tratamento das doenças,bem como paraestabelecer prioridades.
3 – Identificar fatores etiologicos na genese das enfermidades.
Uma maneira simplificada, conceituá-la como: ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividade humana, analisandoa distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas especificas de prevenção,controle, ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
Considerando o conjunto de processos sociais interativos que, erigidos em sistema, definem a dinâmica dos agregados sociais, um em especial constitui o campo sobre o qual trabalha a epidemiologia: é o processo saúde-doença.
O processo saúde-doença da coletividade pode ser entendido como o ``o modo especifico pelo qual ocorre, nos grupos, o processo biologico de desgaste e reprodução,destacandocomomomentos particulares a presença de umfuncionamento biológico diferente, com consequencias para o desenvolvimento regular das atividades cotidianas, isto é, o surgimento da doença.´´
Muitas doenças, cujas origens até bem recentemente não encontravam esplicação, tem tidos suas