epidemiologia aplicada
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Os temas tratados na epidemiologia não são novos; relativamente nova é a disciplina acadêmica que atende por este nome.
• Epidemia é um termo antigo que aparece nos escritos desde o tempo da Grécia clássica e a referência mais remota à palavra “epidemiologia” é de um texto espanhol sobre a peste, do século XVI.
Há também, registros, de uma Sociedade de Epidemiologia, fundada em Londres, em 1850.
A partir desta época, as investigações etiológicas sobre as doenças transmissíveis tomaram um grande impulso e geraram um amplo conhecimento científico, assim a denominação “epidemiologia” passou a constar em capítulos de livros de higiene.
Porém, o status de disciplina científica só foi lançado na metade do século XX, data do aparecimento dos primeiros livros-texto, detalhando conceitos e métodos, exclusivamente dedicados aos assuntos.
Etimologicamente, “epidemiologia” (epi= sobre; demo= população; logos= tratado) significa o estudo que afeta a população.
O conceito original da epidemiologia, que se restringia ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis, prevaleceu por longo tempo.
DEFINIÇÕES DA EPIDEMIOLOGIA ATRAVÉS DO TEMPO A ampliação do campo de aplicação da epidemiologia, fez com que muitas definições surgissem, na tentativa de expressar, com maior precisão, a nova realidade. Hoje em dia pode-se encontrar dezenas delas na literatura especializada, o que, embora vem refletindo a evolução da disciplina, também significa que nenhuma é aceita por unanimidade.
As definições mais antigas estão limitadas à preocupação com as doenças transmissíveis, por afirmarem se tratar de uma ciência ou doutrina médica da epidemia, ou de uma disciplina dedicada à investigação das causas e controle de epidemias. Já as recentes incluem, também, as doenças não-infecciosas, outros problemas de saúde e até os estados pré-patológicos e fisiológicos.
DEFINIÇÕES DE EPIDEMIOLOGIA;
•“A epidemiologia é o