Epidemio
Em seguida fazer um questionário com 15 itens ou perguntas para esse estudo. Defina a população e a amostra para aplicação deste instrumento.
Depois classificar cada uma das variáveis incluídas no questionário.
Pode ser digitado ou no caderno mesmo e em dupla. Colocar no cabeçalho o nome dos 2 membros da dupla.
Temas sugeridos:
-Qualidade de vida e velhice
-Desemprego
- Prematuridade e baixo peso ao nascer
- Sedentarismo e IMC
- Qualidade no ensino médio
-Violência urbana Obesidade infantil
Precisa de mais alguma coisa?
O peso ao nascer, obtido na primeira hora após o nascimento, reflete as condições nutricionais do recém-nascido, sendo considerado indicador da saúde. Esse indicador influencia o crescimento e o desenvolvimento da bebê e em longo prazo, repercute nas condições de saúde quando adulto. O baixo peso ao nascer é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como todo nascido vivo com peso ao nascer inferior a 2.500 gramas, e a prematuridade é classicamente definida como o nascimento que ocorre antes da 37ª semana de gestação.A prematuridade e o baixo peso ao nascer são grandes fatores para a mortalidade neonatal, de infecções, maior possibilidade deum retardo no crescimento possibilitando um baixo desempenho escolar.
Mesmo tendo um avanço na medicina e tecnologia, a prevalência de nascimentos prematuros, estudos epidemiológicos demonstram que existem vários fatores responsáveis por esses processos, como por exemplo, as condições sócio-econômicas precárias, o peso da mãe antes e durante a gestação, a etnia/raça, a estatura, a idade, a escolaridade materna, a paridade, comportamentos de risco como o consumo de bebidas alcoólicas, a ingestão de café e o hábito de fumar e o estado emocional da gestante. Esse método consiste na revisão retrospectiva de artigos científicos, neste caso sobre a associação entre ansiedade na gestação e os seguintes desfechos: prematuridade e baixo peso ao