Epidemia
JESSICA DAIANE MARTINS
RELATÓRIO:
Epidemia
Filme Epidemia
Conforme foi observado no filme Epidemia, os níveis de biossegurança são classificados de acordo com o grupo em I, II, III e IV. Verificou-se que o nível de biossegurança I apresenta um biorrisco mínimo, pois trata do estudo de agentes infecciosos de pequeno risco como Pneumococcus e Salmonella, nesse nível os trabalhos são organizados em bancada com uso de jalecos.
Já o nível II é um biorrisco moderado, tendo como estudo agentes infecciosos como, por exemplo, o das Hepatites, Doença de Lyme e Influenza, há presença de sinalização de risco, uso de jaleco, luvas e mascaras.
O nível III é o biorrisco alto onde os técnicos são imunizados por múltiplas vacinas e os agentes infecciosos são Anthrax , Typhus e HIV, os profissionais utilizam mascaras, tocas, jalecos, controle de acesso ao laboratório e da circulação de ar.
Por último, tem-se o nível IV que já é um biorrisco extremo, onde prevalecem todas as medidas com o máximo de segurança dentre elas: roupas estéreis, ar controlado, acesso restrito e ambiente isolado, uma vez que a virulência é altíssima e que nenhum meio de cura ou vacinas é conhecido. Tem como agentes infecciosos o Ebola e o Antivírus.
O filme mostra exatamente a complexidade do nível de biossegurança IV, que requer muita atenção e precisão dos profissionais deste setor. Eles devem estar totalmente paramentados, fazendo uso sobretudo dos EPI’s e EPC’s, os quais devem estar intactos,uma vez que tudo é porta de entrada para o vírus disseminar-se.
O vírus Motaba, como é denominado no filme, em seu 1º estagio é transmitido por contato direto, tendo um período de incubação de 48 a 72 horas com taxa de mortalidade de 100%. No 2º estagio onde o vírus sobre uma mutação, passa a ser transmitido pelo ar, com período de incubação de 24 horas. Para o desenvolvimento de um soro é necessário a detecção do agente transmissão primário que contem em si