Epidemias
Endemia é uma doença contínua que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
No Brasil, existem áreas endêmicas. Como exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para a região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença.
Ao viajar para uma área endêmica é aconselhável e, por vezes, necessário que o viajante seja vacinado.
Epidemia
É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico.
Ocorrem geralmente quando a população de uma determinada região entra em contato pela primeira vez com um vírus ou bactéria. Neste caso, o sistema imunológico das pessoas não está preparado para combater a doença, que se espalha rapidamente fazendo várias vítimas.
Uma epidemia pode acontecer também quando ocorre uma mutação no vírus, pegando de surpresa o sistema de defesa das pessoas. O vírus da gripe (influenza), por exemplo, está em constante processo de mutação.
Campanhas de vacinação em massa são importantes para evitar epidemias.
Pandemia
A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo. Exemplos de Pandemia: Gripe espanhola, Gripe Aviária, Gripe A
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia pode começar quando se reúnem estas três condições:
O aparecimento de uma nova doença à população.
O agente infecta humanos, causando uma doença séria.
O agente espalha-se fácil e sustentavelmente entre humanos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu um plano de preparação de gripe global que define as fases de