Relatorio Final
Professor: Julio Diniz
1. Sistema financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional é estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito. Ou seja, acompanha e coordena todas as atividades financeiras que acontecem no Brasil.
Pode ser divido em duas partes distintas: Subsistema de supervisão e subsistema operativo. O de supervisão se responsabiliza por fazer regras para que se definam parâmetros para transferência de recursos entre uma parte e outra, além de supervisionar o funcionamento de instituições que façam atividade de intermediação monetária. Já o subsistema operativo torna possível que as regras de transferência de recursos, definidas pelo subsistema supervisão sejam possíveis.
2. Mercado Financeiro e suas subdivisões
Segundo Assaf (2003) a principal função do mercado financeiro é viabilizar a interação entre poupadores e tomadores de recursos, visto que pela intermediação financeira, ambos são beneficiados, promovendo crescimento da economia.
Existem quatro subdivisões para o mercado financeiro:
O Mercado Monetário envolve as operações de curto e curtíssimo prazo, proporcionando um controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de juros básicas pretendidas pela política econômica das autoridades monetárias.
O Mercado de Crédito engloba as operações de financiamento de curto e médio prazo, direcionadas aos ativos permanente e capital de giro pelas empresas. Esse mercado é constituído, basicamente, pelos Bancos Comerciais e Sociedades Financeiras.
O Mercado de Capitais contempla as operações financeiras de médio e longo prazo, e de prazo indeterminado como as operações com ações.
O Mercado Cambial inclui as operações de conversão (troca) de moeda de um país pela de outro, determinada principalmente pela necessidade da prática do comércio internacional.
3. Títulos