EPI na serralheria
SLIDE 1 – APRESENTAÇÃO
Existem pelo menos duas razões que comprovam a importância da segurança no trabalho: a necessidade de preservar a vida humana e proporcionar bem-estar, e o número de faltas ao trabalho, causadas por acidentes no ambiente de trabalho, as quais aumentam o custo para a empresa. Estas faltas, muitas vezes, poderiam ser evitadas se os funcionários das empresas estivessem conscientes da importância da utilização de equipamentos de segurança individuais (EPI’s) e, por outro lado, a ausência dos empregados de uma empresa, poderia ser menor diante do motivo de acidentes, se a mesma adotasse a política de obrigatoriedade do uso dos EPI’s para todos os funcionários.
SLIDE 2- CONCEITO sao meios ou dispositivos usados por uma pessoa contra possíveis riscos a saúde e a integridade física em uma determinada tarefa.
SLIDE 3 – CONFORTO
Muitas vezes o desconforto está no uso incorreto e frequentemente na própria concepção do trabalhador do que é conforto.
O problema mais comum é o uso inadequado de um EPI, que ainda por cima não é o indicado para aquela atividade, sendo também, um tamanho insatisfatório.
SLIDE 4 – FORNECIMENTO DOS EPIS
SLIDE 5- OBRIGAÇÕES DO EMPREGADOR
SLIDE 6- OBRIGAÇÕES DO EMPREGADO
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. Por outro lado, o empregado deverá observar as seguintes obrigações: i) utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina; ii) responsabilizar-se pela guarda e conservação; iii) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio ao uso; e iv) cumprir as determinações do empregador sob o uso pessoal.
SLIDE 7 – AQUISIÇÃO DOS EPIs
O Ministério do Trabalho atesta a qualidade dos EPI’s disponíveis no mercado através da emissão do Certificado de Aprovação (C.A.). O fornecimento e a comercialização de EPI’s sem o C.A. é considerado crime e tanto o comerciante