Inspeção em Serralheria
A serralheria é um setor que se caracteriza bastante pela grande utilização de mão de obra, em decorrência da pouca utilização de tecnologia de ponta. A mão de obra utilizada é, em parte, especializada e possui grandes habilidades manuais, fator que faz uma grande (senão toda) diferença.
As atividades desenvolvidas são diversas, tais como, fabricação e reforma de grades, portões, básculas, portas etc; serviços de solda elétrica, serra peças, dobra chapas, organização do ambiente de trabalho, carregamento e descarregamento de ferro, chapas e peças prontas.
Os trabalhadores desse setor estão expostos a riscos ocupacionais os quais veremos nesse material.
CARACTERIZAÇÃO _______________________________________________________________________________
Ambiente inspecionado: SERRALHERIA
Local analisado: Sobral Esquadrinhas ltda.
Endereço: Av. Antenor Navarro, S/N - Brás de Pina.
Mão de obra de 3 (três) empregados: 2 (dois) serralheiros e 1 (um) soldador.
Matérias-primas: furadeira de bancada, policorte, lixadeira, prensa, martelo, solda elétrica, dobradeira, ferramentas manuais, tarracheira, torno de bancada, esmeril e policorte de bancada.
MAPA DE RISCO ________________________________________________________________________________
Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)
Para que serve o Mapa de Risco?
- Serve para a