EPC'S E EPI'S
Todo profissional que trabalha em um laboratório químico deve estar adequadamente trajado usando: calça reforçada, pés calçados com sapatos fechados, jaleco com comprimento na altura da coxa, entre outros. A Definição para EPI seria todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde individual.
1.1- Classificação de segurança:
1.1.1 Segurança face:
1.1.1.1 Óculos de proteção: para proteção dos olhos contra impactos de partículas.
1.1.1.2 - Mascara respiratória: Protege vias aéreas contra inalação de substancias toxicas, poeiras, produtos químicos com odores fortes, substancias voláteis, etc, que são prejudiciais a saúde 1.1.1.3 - Mascara facial: proteção contra poeira, respingos, de uso geral. 1.2 Segurança do Tronco
1.2.1 Jaleco: utilizado como mais uma barreira do corpo contra substâncias químicas e micro-organismos. Devem ser utilizados somente em ambientes de trabalho como hospitais, laboratórios, clínicas, etc.
1.3 Segurança dos membros Superiores:
1.3.1 Luvas: Um dos equipamentos mais importantes, pois protege as partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos. Há vários tipos de luvas e sua utilização deve ser de acordo com o produto a ser manuseado. 1.4 Segurança dos membros Inferiores:
1.4.1 Calça : Calça comprida;
1.4.2 Calçado : Sapato fechado, sem salto e de solado antiderrapante
2. EPC ‘S : (Equipamentos de proteção coletiva) são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.
2.1 Capela: Funciona tipicamente como um sistema de exaustão de gases que, utilizada