Eolica
Esse tipo de energia tem sido utilizada a milhares de anos, movendo barcos a vela e em moinhos.
Como funciona
1° A força do vento gira as 3 pás que propulsionam um rotor. Este se conecta com o eixo principal que move um gerador
2° Dentro da turbina há um multiplicador de velocidade que gira o rotor a 1.500 giros por minuto. Isso permite que o gerador produza eletricidade
3° A eletricidade é enviada por cabos que descem pelo interior da torre e se conectam com uma rede de energia.
Surgimento
Os primeiros moinhos surgiram na Pérsia, tornou-se comum também no Oriente Médio e na Ásia Central, chegando mais tarde na China e Índia.
Nos moinhos a energia eólica era transformada em energia mecânica, que era utilizada para moer grãos que eram transformados em farinha, bombear agua e na drenagem de terras alagadas para cultivo e produção.
O engenheiro escocês James Blyth em Julho de 1887, construiu uma turbina com pás de tecido e usou a eletricidade produzida para carregar os acumuladores que usava para iluminar sua casa.
O inventor norte-americano Charles Francis Brush produziu eletricidade através de um gerador alimentando a energia eólica, que fornecia eletricidade à sua residência e laboratório. Na década de 1920, algumas empresas começaram a fabricar aero geradores elétricos de 1-3 quilowatts, eles tiveram uma grande aceitação nas regiões rurais. Porem com a instalação de redes elétricas publicas em meados de 1940, e a necessidade de mais energia devido os aparelhos mais modernos, esses geradores se tornaram obsoletos, a partir de então engenheiros foram adaptando e melhorado esse geradores.
Até que em 1975 o Departamento de energia dos Estados unidos financiou um projeto de desenvolvimento de turbinas eólicas administrada pela NASA para serem incorporadas a na rede de distribuição. Essas turbinas abriram caminho para grande parte da tecnologia que é usada hoje.