ADMINISTRAÇÃO
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: terciário
Ramo de Atividade: comércio
Tipo de Negócio: produção e vendas de doces e salgados
Produtos ofertados: doces, sorvetes, salgados, refrigerantes e sucos
Investimento inicial: R$ 60 mil
Área mínima: 50 m²
APRESENTAÇÃO
Oportunidades açucaradas de empreendimento estão sempre surgindo no mercado.
Por ser um dos últimos setores a ser abalado por crises econômicas - o que pode ser traduzido como dinheiro em caixa diariamente e adaptação a todo tipo de público e investimento - a área de alimentação é opção freqüente entre empreendedores que pretendem iniciar um negócio.
Aí é que entram em cena as doçarias, que além de ser empreendimentos da área de alimentação, e por esta característica beneficiada, são uma alternativa cada vez mais freqüente para realização de uma atividade agradável.
Normalmente, o empreendedor opta por montar uma doçaria por se identificar com o produto, quer dizer, gosta de comer, criar pratos, servir seus experimentos aos amigos e freqüentar os templos gastronômicos em que se transformaram hoje os restaurantes, lanchonetes, bares e doçarias.
Também é comum encontrar neste setor pessoas que dão continuidade à tradição familiar ou que encontram a oportunidade de se associar a alguém que conheça bem a atividade.
De qualquer modo, lembramos que o empreendedor não necessariamente precisará possuir estas características, o importante é que haja alguém diretamente envolvido com o dia a dia do negócio (gerente, sócio, responsável, etc.) que apresente este perfil, como também é importante destacar que este tipo de negócio exige bastante do empreendedor, seja para as compras diárias como também com relação ao horário de funcionamento.
MERCADO
O setor de alimentação vem crescendo nos últimos anos e uma nova tendência de mercado se destaca: produtos prontos, dentre eles, doces. Já se foi o tempo em que se fazia tudo em casa, hoje existem lojas especializadas nos