eolica em poste
1. tema : Introdução à Ciência
2. Subtema: energia sustentável em meios urbanos
3. identificação do problema Graves crises de obtenção de energia tornaram-se preocupantes devido à grande demanda populacional. Em contra partida, já existem formas de obtenção de energia sustentável em prol da preservação ambiental, fato que vem ameaçando a sobrevivência do planeta Terra. A importância deste experimento deve-se principalmente à sustentabilidade e custo-benefício visando suprir necessidades de abastecimento de energia.
4. objetivo Apresentar por meio de um protótipo em escala reduzida, uma forma alternativa da utilização da energia eólica, produzida por meio de microgeração em meios urbanos. Será feita uma análise para implantação de hélices de tamanho reduzido (até 1m de diâmetro) acopladas em postes de energia em vias para captação do vento.
5. Revisão bibliográfica
A energia eólica, produzida a partir da força dos ventos, é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aero gerador, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento. A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento - que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região - são relativos à intensidade da velocidade e à direção do vento. Para obter esses dados, é necessário também analisar os fatores que influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento. Entre eles pode-se citar o relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região.
Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja