Enzimas secretoras
Amilase- lípase- colinesterase- ceruloplasmina
Funções - Como são alteradas
Quais células secretam essas enzimas, por quais motivos.
Amilase: é uma enzima da classe das hidrolises que catalisa o desdobramento do amido e glicogênio ingeridos na dieta. A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio. A função da amilase é, única e exclusivamente, quebrar o amido para uma melhor absorção do mesmo pelo organismo, o amido, por ser um polissacarídeo, precisa ser quebrado e transformado em monossacarídeo.
A amilase é uma hidrolase de produção pancreática, sendo sua produção realizada nas células acinares do pâncreas para posterior liberação no duodeno. Bem como as glândulas salivares também são responsáveis por sua produção. A amilase é responsável pela clivagem de polissacarídeos aos seus monômeros carboidratos, sendo essa hidrolise iniciada logo na boca no momento de ingestão do alimento pela amilase salivar. Essa amilase ao entrar em contato com o estomago é inibida, por causa do acido clorídrico estomacal de pH muito baixo. Quando da chegada do alimento ao intestino, a amilase volta a atuar pelo suco pancreático, fragmentando os demais açúcares.
A amilase sérica é secretada, fundamentalmente, pelas glândulas salivares (forma S) e células acinares do pâncreas (forma P). É secretada no trato intestinal ducto pancreático. As glândulas salivares a amilase que inicia a hidrólise do amido presente nos alimentos na boca e esôfago. Esta ação é desativado pelo conteúdo ácido do estômago. No intestino a ação da amilase pancreática é favorecida pelo meio alcalino no duodeno.
Lípase: Lipases são enzimas que atuam sobre lipídeos, catalizando alguma reação química que estas moléculas possam sofrer. No sistema digestivo humano, ela tem como função, basicamente, transformar lipídeos (Gorduras) em ácidos graxos e glicerol, isto ocorre quando o pâncreas libera um suco que