Digestório
Glândulas salivares ← secretar subst germicidas protetoras (IgA); ← iniciar a digestão de carboidratos (amilase) e lipídios (lípase); ← umidificar e lubrificar a mucosa oral e o alimento; ← manutenção do pH neutro (tamponamento), película sobre os dentes ricas em prolina que se ligam ao cálcio.
Exócrinas – saliva Glândulas menores = 10% saliva e 70% do muco.
3 pares de glândulas maiores=parótida, submandibular e sublingual Revestidas por cápsula de tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. Parênquima=terminações secretoras e num sistema de ductos ramificados (lóbulos) separados por septos de tecido conjuntivo. Terminações secretoras têm dois tipos de cls secretoras= serosas ou mucosas. E ainda tem cls mioepiteliais não secretoras.
Porção secretora= sist. de ductos cujos componentes modificam a saliva, à medida que a conduzem para a cavidade oral.
Cls serosas ( formato piramidal (base larga que repousa sobre a lamina basal e ápice com microvilos pequenos e irregulares, voltados para o lúmen). Cls secretoras adjacentes unidas entre si por complexos juncionais e formam massa esférica (ácino) com lúmen central (assemelha-se a uva ligada ao cabo).
Cls mucosas ( formato cuboide ou colunar, núcleo oval pressionado na base da célula. Características de cls secretoras de muco=com glicoproteínas (mucinas) importantes na função de lubrificação. Se organizam formando túbulos que consistem em arranjos cilíndricos de cls secretoras circundando o lúmen.
Cls mioepiteliais ( junto à lamina basal de terminações secretoras e ductos intercalares formam a porção inicial do sist de ductos.
Sist de ductos ( terminações secretoras continuam com ductos intercalares (cls epiteliais cuboides). Ducto estriado ( vários ductos curtos unidos. Convergem e desembocam em ductos maiores nos septos de tec conjuntivo (