envie um convite
Lixo seria aquilo que não serve para ser utilizado, vendido ou trocado, sendo descartado. É uma categoria dinâmica, pois o que é lixo para algumas pessoas para outras pode não ser e ter grandes utilidades.O termo lixo está ligado diretamente a questões culturais,individuais,sociais e histórica.
Cada cultura pode considerar o que é útil para sua sociedade, levando em consideração hábitos, dogmas,doutrinas políticas e econômicas, alem de questões religiosas.
Cada indivíduo sabe o que lhe é útil e aproveitável ou descartável, desta forma torna-se simples o ato de jogar fora o que não presta e aproveitar aquilo que pode agora ser usado ou guardado para possível utilização futura.
O que se joga fora e o que é aproveitado está ligado às questões sociais, ou seja,o que uma classe mais favorecida considera e descarta como lixo,são materiais diferentes daqueles de classe menos favorecidos.Na maioria das vezes o que é descartado pelas classes medias e altas são considerados como não lixo e reaproveitados pela classe pobre ou baixa.A quantidade de lixo produzido possui grande diferença entre as classes,justamente devido ao poder de consumo dos mais favorecidos,estes consomem mais e podem efetuar trocas e mudanças constantes em seus bens materiais,descartando-os.Porém os menos favorecidos tendem a descartar menos e aproveitar seus materiais por mais tempo devido ao baixo poder de aquisição e consumo e na maioria das vezes reaproveitam o “lixo”das classes média e alta.
Ao longo da história as sociedades passaram por diversas mudanças em seus habitos,na forma de pensar e agir,e inclusive passaram diversas crises econômicas,as quais o poder de aquisição foi abalado e reduziu-se o consumo,por conseqüência a quantidade de lixo foi reduzida e até mesmo aquilo que era considerado lixo neste momento de crise já passa a ser aproveitado,mudando assim o comportamento das pessoas.
05
Relação do lixo e transmissão