Envelhecimento
O envelhecimento é um processo universal, inerente a todos os seres vivis, e que tem o seu início a partir do momento em que se dá a concepção. Vários autores dividiram o processo de envelhecimento em três componentes, que são o envelhecimento biológico, o envelhecimento social e o envelhecimento psicológico.
Ao longo do processo de envelhecimento , as capacidades de adaptação do ser humano vão diminuindo, tornando-o cada vez mais sensível ao meio ambiente que, consoante as restrições implícitas ao funcionamento do idoso, pode ser um elemento facilitador ou um obstáculo para a sua vida.
Com o declínio progressivo das suas capacidades, principalmente a nível físico, e também devido ao impacta do envelhecimento, o idoso vai alternando os seus hábitos e rotinas diárias, substituindo-as por ocupações e actividade que exijam um menos grau de actividade. Esta diminuição, ou mesmo inactividade, pode acarretar sérias consequências, tais como redução da capacidade de concentração, coordenação e reacção, que por sua vez levam ao surgimento de processos de auto-desvalorização, diminuição da auto-estima, apatia, solidão, desmotivação, isolamento social e depressão.
Animação através da Expressão Plástica – Visa manter e/ou melhor a motricidade manual; promover a criatividade; aumentar a auto-estima ; desenvolver o gosto estético; proporcionar ao idoso a possibilidade de se exprimir através das artes plásticas e dos trabalhos manuais, mantendo a tradição activa.
Nesta actividade os idosos têm a oportunidade de dar largas à imaginação e à criatividade através da pintura, colagem, escultura, desenhos, recortes, entre outras coisas, tendo como vantagens o desenvolvimento da motricidade e a precisão manual e a coordenação psicomotora.