Entrevista
Na Grécia antiga o amor estava desvinculada do sexo procriativo, e a mulher era utilizada apenas em uma contexto de procriação e as crianças nesta época não eram ligadas aos pais emocionalmente pois eram amamentadas pelas amas de leite e depois cresciam em torno da comunidade, onde aprendiam e se desenvolviam como cidadão, diante desta questão a família é uma concepção construída pelo processo histórico, incorpora determinações econômicas, políticas e sociais relevantes para o crescimento.
Diante de uma situação de discussão sobre os processos evolutivos da família, surge neste cenário a exclusão social sendo este um fenômeno próprio do modo de produção capitalista, moldes econômicos que provocam extremas desigualdades, gerando assim uma crise entre as famílias que vivem a margem (pobreza extrema), sendo estas excluídas e negligenciadas, sofrendo exclusão em diversos setores da vida. Surge então um perfil familiar onde o pai é o provedor e a mãe a cuidadora, as demais famílias que fogem este padrão heterossexual, são discriminadas e ridicularizadas.
Para apoiar e disseminar a não discriminação, o preconceito ou comportamentos que ferem os direitos humanos o Serviço Social busca analisar os procedimentos das famílias bem como as responsabilidades atribuídas a cada pessoa que compõe esta família. Reconhece na família funções fundamentais como a função sexual-reprodutiva, que é essencial para a existência da