Entrevista
1- Conte-nos sobre sua formação.
Sou contador e advogado. No entanto, atuo há mais de 30 anos na área de Recursos Humanos. Assim sendo, meus cursos extracurriculares e MBA foram e continuam sendo com enfoque para a área de RH e Gestão de Pessoas. Nunca parei de estudar e as atualizações de prática e legislação fazem parte de minha rotina.
2- Conte-nos sobre sua trajetória profissional.
Comecei a trabalhar na área de RH aos 18 anos de idade, quando me mudei da minha cidade natal (Prata – MG) e fui morar em Goiânia. Três anos mais tarde, já ocupava o cargo de chefe de departamento pessoal. Em sentido ascendente, conquistei de tempos em tempos os cargos que buscava.
A solidificação e maturidade de minha carreira se deram no segmento do Agronegócio, área em que ainda atuo. Além disso, também obtive experiência nos setores da construção civil, hotelaria e metalúrgica com bens de capital sob encomenda. Minha carreira foi galgada degrau por degrau e ainda continuo a escalada do crescimento.
3- Quais os principais desafios do RH nos dias de hoje?
O mercado globalizado exige tomada de decisões com alta velocidade, demandando do RH uma gestão com foco em resultados e menos informalidades, principalmente com ênfase em redução dos custos operacionais e melhoria da produtividade, assim como na otimização dos processos e contínuo aperfeiçoamento. O sucesso de hoje não garante o de amanhã. Isso faz com que a postura do gestor de RH seja de agente de mudança,