Entrevista
Qual seria sua reação se um dia você perdesse sua voz? Foi o que aconteceu com essa aposentada quando mais jovem.
Maria Helena Pavão Soares de 62 anos, mora atualmente na cidade de Carapicuíba em São Paulo. Helena teve 6 filhos e morava antigamente em Minas Gerais, na cidade de Monte Carmelo. Casou bem jovem com Antônio.
Aos 45 anos após sentir alguns sintomas, em um exame de sangue foi apontado que tinha câncer maligno no esôfago e depois de uma cirurgia o câncer foi retirado e as cordas vocais também.
Helena, qual foi a sua reação quando percebeu que não conseguiria mais falar? Helena: Após a minha recuperação, fiquei muito chateada pois comecei a pensar como que eu ia falar com os meus filhos? Como ia me adaptar? Mas graças a Deus, consegui superar esse ocorrido.
Quais foram as dificuldades que passou?
Helena: Naquele tempo, não consegui encontrar um emprego pois ainda não existia a inclusão que tem hoje. Cheguei a ter recaídas emocionais pois eu queria falar, mas não podia. Aos poucos tive que me adaptar a isso.
O que acha que mudou daquele tempo para cá?
Helena: Bom, a medicina teve muitos avanços e se hoje tivesse que passar pelo mesmo tratamento seria menos doloroso e mais eficaz. Minha vida mudou bastante, hoje não tenho tanta dificuldade em falar com os meus filhos e as minhas netas.
Se tivesse que dar uma lição de vida, o que diria?
Helena: Nunca desista, busque sempre fazer o melhor pois Deus está com você a todo momento.
Ao final de ler essa pequena entrevista você deve estar se perguntando “Como que ela disse tudo isso sendo que ela não fala?”, Helena fala através dos lábios e “Como que eu entendi tudo isso?”. Ela é a minha avó, e decidi faze essa entrevista pois sempre vivi com ela. Simplesmente, ela cuido de mim quando criança, me dá conselhos até hoje e por mas que eu não possa escutar a voz dela eu vejo tudo o que ela me fala. Ela é um grande exemplo de vida, e me inspira cada dia mais. Giovana