Entrevista social
A entrevista social se dá entre o usuário e o assistente social, onde o mesmo irá ouvi-lo mostrando interesse no que ele tem a dizer, passando confiança e segurança para que o usuário perceba que este profissional poderá orientá-lo sobre os seus direitos como cidadão.
Através da entrevista social podemos desenvolver a observação sensível que nos alerta para o sensível no relacionamento com os usuários, ou seja, nos permite observar cada detalhe no diálogo, extrair informações e avaliar os fatos por todos os ângulos.
Para a realização da entrevista é importante que os profissionais estejam atentos para fatores como o ambiente, que deve ser agradável e propício para um bom atendimento, no sentido de manter o sigilo, e de que forma se dará o diálogo, se passarmos confiança irá gerar um vínculo, nos aproximando do usuário, porém se o profissional mostra desinteresse nos afastará dos mesmos.
Por isso o assistente social deve ter ética profissional, no sentido de que se este profissional não se sente competente naquele momento para prestar serviço, deve encaminhar o usuário para outro profissional para que este possa efetivar o serviço.
Nesse contexto é fundamental que durante o estágio se tenha um profissional experiente como supervisor, pois é neste momento que o estagiário terá uma interação com a realidade social, confrontando a teoria com a prática, vivenciando histórias e experiências reais, onde irá observar e receber orientações de seu supervisor para saber como lidar em determinadas situações.
Dessa forma o supervisor se torna uma referência e modelo para o estagiário criar o seu próprio projeto ético-político profissional.
Durante a entrevista o assistente social pode pedir os usuários para gravar a entrevista de forma a aprimorar sua prática, ouvindo e analisando as gravações de forma a mudar algumas posturas e escolher melhor suas perguntas e respostas.