Entrevista (Psicologia)
Esta técnica de colecta de dados é um dos principais instrumentos usado na pesquisa das ciências sociais, desempenhando papel importante nos estudos científicos. Segundo Ludke e André a grande vantagem dessa técnica em relação as outras é que ela permite a capitação imediata e corrente da informação desejada, praticamente com qualquer tipo de informante e saber os mais variados tópicos.
De acordo com Moreira, a entrevista pode ser definida como uma conversa entre duas ou mais pessoas com um propósito específico em mente. As entrevistas são aplicadas para que o pesquisador tenha uma informação que provavelmente os entrevistadores têm.
Antes de iniciar uma entrevista é necessário seleccionar:
- Tema;
- Os objectivos da entrevista;
- A pessoa à entrevistar.
Informação
Apesar de serem tão simples não é tão fácil gerar uma informação com todas essas características ou qualidades:
1. Precisão;
2. Completa;
3. Económica;
4. Confiança;
5. Relevante;
6. Simples;
7. Em tempo e verificável.
A observação
Nessa técnica de pesquisa os investigadores imergem no mundo dos sujeitos observados, tentando entender o comportamento real dos informantes, suas próprias situações e como constroem a realidade em que actuam.
Segundo Moreira a observação participante é conceituada como sendo uma estratégia de campo que combina ao mesmo tempo a participação activa com os sujeitos, a observação intensiva em ambientes naturais. A observação é uma técnica que deve ser sistematicamente planeada, registada e ligada ao contexto de levantamento que está sendo realizada.
Segundo Alvarez (1991-560) a observação é o único instrumento de pesquisa e colecta de dados que permite informar o que ocorre de verdade na situação real de facto. Muitas vezes a observação é usada como critério para verificar a verdade das informações obtidas através de outras técnicas.
As principais questões a serem enfrentadas na preparação de uma colecta de dados através da observação