ENTREVISTA PSICOL GICA
Andressa de Jesus
ENTREVISTA PSICOLÓGICA
A entrevista é a técnica que permite o acesso às representações mais pessoais dos sujeitos:
- História, conflitos, representações, crenças, sonhos, fantasmas, acontecimentos vividos, etc.
É um instrumento insubstituível no domínio das ciências humanas e ainda no domínio da Psicologia, em que há que tentar compreender a origem de diferentes psicopatologias. Com efeito, só o paciente nos pode dizer “onde” e “como” sofre; há portanto, que escutálo.
Descreve-se a entrevista como uma “conversa” profunda entre duas pessoas num contexto especifico.
A eficácia de qualquer tratamento ou procedimento psicológico está diretamente relacionada com a qualidade da entrevista.
DEFINIÇÃO DE ENTREVISTA
PSICOLÓGICA
A entrevista psicológica é um processo bidirecional interação entre duas ou mais pessoas com o propósito previamente fixado no qual uma delas, o entrevistador, procura saber o que acontece com a outra, o entrevistado, procurando agir conforme esse conhecimento.
Bleger (1960) define a entrevista psicológica como sendo “um campo de trabalho no qual se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos”.
Diálogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação. A entrevista psicológica pode ser também um processo grupal, isto é, com um ou mais entrevistadores e/ou entrevistados.
CARACTERÍSTICAS DA
ENTREVISTA
Relação direta entre indivíduos;
Uma via de comunicação preferentemente oral;
Objetivos preestabelecidos e conhecidos
Atribuição de entrevistado) papéis
simbólica,
(entrevistador
Qual a diferença entre entrevista e conversa informal?
e
OBJETIVOS DA ENTREVISTA
Diagnóstica – Visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente, bem como as indicações terapêuticas adequadas. Assim, faz-se necessário uma coleta de dados sobre a história do paciente e sua motivação para o tratamento. Quase sempre, a