ENTREVISTA Jo O
ENTREVISTADO: JOÃO GILBERTO SILVA SANTOS IDADE: 21 ANOS
ENDEREÇO: RUA DO CAMPO, 439 NOVO TRIUNFO – BA
ACADÊMICO DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
1) Algumas pessoas acreditam que possuímos muitas facetas em nossa personalidade, que somos complexos e com polos opostos. O que você acha disto?
R = Nota-se que a afirmativa exposta na pergunta, é verdadeira. Haja vista, a mente humana é tão complexa ao ponto de nossos educadores e psicólogos; entendermos aproximadamente apenas 60% do seu funcionamento, é mesmo com a grande globalização não conseguiremos compreender toda sua atividade.
2) Como você acha que a chegada a meia idade e a velhice influenciam na personalidade de uma pessoa?
R = Na realidade não é a chegada da velhice que influenciam na personalidade da pessoa. E o amadurecimento do seu conhecimento social e pessoal, diante da sua vivência que faz algumas alterações na personalidade e no modo de olhar para mundo.
3) Você acredita que possui livre-arbítrio nas suas decisões? Será que você sofre influências que não percebe e que condicionam o seu modo de será?
R = Visualizando o mundo desde de sua criação, percebe-se que o ser humano nunca teve literalmente livre-arbítrio, logo que sempre existiu regras de sobrevivência na Terra. E com os avanços foram surgindo mais regras e mais leis. Então, obtemos apenas escolhas nas opções que a vida nos oferece. Sendo assim, a humanidade sofre e absorve bastante influência no seu cotidiano, modificando-o seu modo de pensar e de agir.
4) Sabemos que o mundo mudou muito nos últimos tempos: como será que isso pode ter influenciado como as pessoas se percebem atualmente?
R = Obteve maior influência com a globalização, mudando a forma de pensamento do ser humano, fazendo com que ele altere seu modo de viver, buscando mais conforto e facilidade. Dessa forma, a mudança de pensamento criou-se uma sociedade consumista que está acabando com o mundo.