ENTREVISTA: Elísio Lucas de Gusmão (Engenheiro Mecânico)
1- Quais foram os fatores que te levou a escolher engenharia mecânica?
R- Durante minha formação no ensino médio, optei pelo curso de Desenhista Mecânico (ou Auxiliar Técnico) que compreendia até o 3º ano do curso Técnico em Mecânica. Esta opção foi devido ao fato de possuir habilidades e facilidades com desenhos. No andamento do curso, alterei para concluir o 4º ano, formando-me em Técnico em Mecânica. As habilidades e facilidades com os cálculos (Matemática e Física) sugeriram uma tendência para a área das exatas e, desta forma, optei pela Engenharia Mecânica.
2- Durante sua formação onde encontrou maior dificuldade? E como as superou?
R- Conciliar Trabalho, Escola e Família. A superação foi com apoio da Família e no propósito de priorizar a Escola, mantendo a assiduidade e objetivo de manter o rendimento acima de 80%. O aprendizado era para concorrer com outros Engenheiros no mercado e não somente para ser aprovado no semestre.
3- Você já atuava na área de mecânica?
R- Sim, tenho mais de 20 anos de trabalhos na área industrial mecânica.
4- Na sua concepção o que é necessário para ser um profissional conceituado no ramo da engenharia?
R- Tenho assistido a alguns documentários sobre grandes obras de engenharia da humanidade e em todos eles há um ponto em comum: o prazer do Engenheiro durante a execução da obra e sua dedicação (ver sobre a ponte do Brooklin, construída no final do século XIX e este episódio tem seu enfoque na família responsável pela construção da mesma: Os Roebling). Assim, gosto muito do trabalho que faço e dedico-me na área técnica (estudos). Desafios também são bons para o crescimento profissional. Não me acostumo com a rotina (mesmice), pois deixa o celebro preguiçoso e prejudica o raciocínio.
5- Como é sua rotina no trabalho?
R- Acompanho Grandes Reformas e Montagem de novos Equipamentos na área. Em novembro de 2010, estive em viaje pela China e França