Entrevista DIGITALIZADA
Apresentação:
Nome: Natássia Gavazza
Arquiteta e Urbanista formada pela UNIFACS (2010), é também pós-graduada como especialista em planejamento urbano e gestão de cidades.
Trabalha há 2 anos como técnica na Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial, na Coordenação de Planejamento e Gestão Territorial. Busca fazer o mestrado.
Pergunta 1: Quais as principais atividades que competem a um arquiteto e urbanista?
Natássia: O bom da arquitetura e urbanismo é que tem várias vertentes, quanto eu entrei na faculdade eu achava que a limitação era de projetar projetos, mas não, existe uma gama de possibilidades, atribuições a nível de planejamento, de projeto e de gestão. São essas 3 vertentes, tanto na área de construção civil como na área de urbanismo e de planejamento urbano. Que aí também outras setoriais, que não é só trabalhar com planejamento, tem trabalhar com habitação e saneamento. Então a gente pode meio que passear, eu mesma optei por (a grade curricular da UNIFACS mesmo, é muito voltada para o urbanismo, com a coordenadora Liliane, que já tem uma carga de urbanismo) esta área.
Pergunta 2: Como você vê a nossa categoria profissional com as responsabilidades sobre o futuro? O papel social do profissional?
Natássia: É importante, por exemplo, a gente trabalhando aqui com o planejamento eu venho participando de muitas audiências públicas e reuniões que tem a participação da sociedade civil. E a gente tem o papel literalmente de informar, eles não conhecem muitas coisas, por exemplo, tem muita gente que não sabe o que é o Plano Diretor, que é, por exemplo, um instrumento que a gente utiliza para ordenar uma cidade, um município. Então eu acho que nós temos sim um papel informativo, a gente não pode guardar o conhecimento só para a gente. E em relação ao papel social, não é bem restrito ao arquiteto e urbanista, todo o profissional tem um papel na sociedade. Mas eu vejo nessa esfera, nós podemos espalhar nossos conhecimentos, escrever