entrevista com
Consiste em uma forma estruturada de conversação dirigida para uma finalidade definida.
Constitui uma situação ativa e dinâmica de interação social, vivida aqui e agora, na qual o entrevistador é, ao mesmo tempo, participante e observador.
Abrange um processo de comunicação que se desenvolve através de formas verbais (palavras), não verbais (expressões faciais,olhares, gestos, movimentos corporais, postura, etc.) e paraverbais
(entonação, velocidade da fala, afinação da voz).
Propicia duas fontes de informações: a- dados verbalizados pelo sujeito; b- uma amostra de comportamento, obtida via observação: as expressões faciais, voz, linguagem, estruturação de idéias,gesticulação, postura e a forma como o entrevistado interage com o entrevistador.
2 -Utilização da Entrevista
Pode ser utilizada em diferentes áreas da Psicologia, servindo a variadas finalidades, sendo elas:
Diagnóstica - coleta de dados
Terapêutica– põe em prática estratégias de intervenção ( a divisão entre as duas primeiras é meramente didática)
Encaminhamento
Desligamento
Pesquisa
3 -Tipos de Entrevista:
3.1- Quanto à estruturação:
3.1.1- Não diretiva ou não estruturada: total liberdade para o entrevistado sobre o que, como e quando verbalizar. Possibilita investigação indireta sobre os pontos de maior interesse para o sujeito, seu curso de pensamento( clareza, lógica)
Uso: terapia e aconselhamento
3.1.2- Diretiva ou Estruturada: moldada pelo entrevistador, que conduz o processo, através de perguntas estruturadas (ordem lógica). Pode ser: Padronizada: seqüência prévia de perguntas organizadas.Uso: em pesquisa e seleção de pessoal. Não padronizada ou semi estruturada: elaboração de um plano orientador ou roteiro básico pelo entrevistador. A seqüência das questões pode variar. O entrevistado é incentivado para falar