Entre os muros da escola
Valor: 30
Aluno(a):Marina
1) Durante a aula de francês, uma aluna questiona o exemplo do professor quando ele usa nomes como Bill, John, dentre outros. Em contrapartida, ela sugere nomes tais como Ali Assad, Boubacar, etc. Analise essa passagem utilizando as formulações de Bourdieu sobre espaço social.
De acordo com Bourdieu, o espaço social é um campo no qual se manifestam relações de poder e o mesmo é estruturado a partir da distribuição desigual de capital social, provável que esse seja o motivo da sugestão da aluna em relação aos nomes dados como exemplo.
A posição dos sujeitos nos espaços sociais vai proporcionar um delineamento de suas ações sociais, desde suas posições políticas até a escolha das formas de lazer como bebidas, música, cinema.
2) Em outra passagem, quando o professor está ensinando os tempos verbais aos alunos fica evidente a dificuldade destes para falar e compreender o francês. Um deles inclusive se nega a ser considerado francês. Articule essa passagem com os conceitos de Bourdieu sobre língua e língua legítima.
Bourdieu afirma que dentre os bens culturais que determinam as posições em um espaço social, a linguagem tem lugar de destaque. Sendo assim, é essencial conhecer e analisar as condições econômicas e sociais de aquisição da formas de linguagem, que no mercado vão se diferenciar entre língua e língua legítima.
Bourdieu diz ainda que uma desenvoltura intelectual uma elegância verbal, uma familiaridade com a língua e com a cultura legítima, que de certo modo não podem ser totalmente adquirida através da escola.
A língua legítima é o que chamamos de norma culta, o que é ensinado na escola, já a língua é o que “todo mundo fala”, não é a língua oficial, reconhecida pela sociedade.
3) Defina o que Bourdieu entende por violência simbólica e analise uma passagem do filme a sua escolha tomando esse conceito como referência.