Entre os muros da escola
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, ARTES E LETRAS
CURSO DE LETRAS
AMANDA
DOURADOS – MS, ABRIL DE 2014
Resenha do filme Entre os muros da escola
Matéria: Fundamentos de didática
Professor:Alcimar Queiroz
Curso de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados
DOURADOS – MS, ABRIL DE 2014
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA, Laurent Cantet- 2008
Filmado num cenário de uma escola francesa, o filme Entre os muros da escola aborda uma situação presente em diversas escolas, sejam estas na França ou em qualquer outro local.
O autor coloca em destaque a enorme dificuldade que os professores tem em se relacionar com os alunos.
O protagonista é François que tem como desafio ensinar a língua francesa a seus alunos, porém não se coloca somente a ensinar o dialeto francês, ele também procura fazer com que os alunos desta classe tenham um comportamento “ideal” para dentro e fora da sala de aula.
O filme não mostra a nós uma realidade muito diferenciada da cultura escolar brasileira, normalmente, e principalmente nas escolas públicas onde o padrão social de vida é variável, as realidades são semelhantes, mas mesmo assim seguem uma linha um tanto diferente.
Observando o filme percebe-se que a maneira como o professor se ajeita para lhe dar com a sala, ou melhor, para tentar interagir com os alunos é uma pratica legal, porém ainda falta um toque. Nota-se que ele se coloca bastante disposto a ensiná-los, entretanto com o passar do filme é notável uma aceitação própria de derrota.
O próprio nome do filme já diz qual é seu ideal, melhor dizendo, o ideal do professor. François Marins, procura abolir, modificar essas paredes/muros impostos pela sociedade, onde o professor senta e explica e o aluno tem o dever de aprender o conteúdo dado. Fica algo subentendido, pois da mesma maneira que o professor com suas novas maneiras de aplicar o