Projeto USF
ORIENTAÇÃO SOBRE O USO RACIONAL DOS MEDICAMENTOS
INTRODUÇÃO: O mau uso de medicamentos pela população é um problema fortemente enraizado, e pode causar sérios danos à saúde dos usuários. Partindo desse pressuposto, o Projeto Orientação Sobre o Uso Racional dos Medicamentos, visa atenuar a situação da população, fazendo com que, a partir dos estagiários (estudantes) de farmácia tenha uma participação maior na comunidade elaborando projetos sobre o uso racional dos medicamentos. Pois a ausência de informações a respeito do assunto, pode significar desequilíbrio orgânico, insensibilidade ao medicamento, alergias ou até mesmo a morte, além do aspecto econômico causado pelo uso desnecessário de medicamentos.
JUSTIFICATIVA: Considerando a necessidade de conscientizar a população de do município do Jaboatão dos Guararapes sobre usar corretamente os medicamentos, diminuir o numero de intoxicações e suas consequências relacionados ao mau uso, se faz importante apresentar as principais causas do uso incorreto e orientações básicas com esse projeto que incentive a pratica da medicação consciente.
OBJETIVO
Orientar a população de maneira breve e sucinta sobre os perigos do uso irracional e a automedicação;
Estimular a consulta ao profissional médico e ao esclarecimento de dúvidas junto a este e ao profissional farmacêutico.
Desestimular o uso indiscriminado de medicamentos;
METODOLOGIA: A partir de experiências de estagio em farmácia de uma unidade de saúde localizada no município de Jaboatão dos Guararapes visa-se a necessidade da população em obter um pouco mais da assistência farmacêutica, para ter uma melhor orientação sobre o uso correto dos medicamentos e a partir disto foi proposto pelo estagiário(a) a elaboração desse projeto para promover uma ação social através de atividades, peças teatrais, (fantoches) que seja dinâmico e divertido e desta forma espera-se expandir o conhecimento da população,