Entre cegos que vêem ou entre cegos curados?
“Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem? Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou. Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado.” (Jo 9:35-41).
I – INTRODUÇÃO:
Entre os cegos que “vêem” ou entre cegos curados? Em que você está? Esta é a questão do presente texto. Imagine um cego que não reconhece sua falta de visão, que crê que tudo vê, e que, portanto, não precisa de tratamento médico. Assim estão muitos em termos espirituais. Estes não reconhecem a falta de visão espiritual entendendo que não precisam de Cristo. Outros ao contrário percebem a cegueira e crêem em Cristo sendo então curados. Qual o seu caso? Você foi curado por Cristo ou pensa que “vê”?
II – EXPULSO DA SINAGOGA E RECEBIDO POR CRISTO (Jo 9:35).
O ex-cego foi expulso da Sinagoga pelos líderes religiosos incrédulos, e isso por ter se posicionado ao lado de Cristo. Quando O Senhor ouve sobre o ocorrido ao encontrá-lo questiona-o sobre sua fé. Isso mostra que enquanto os falsos líderes o expulsaram Cristo o acolheu. Na verdade inevitavelmente o crente em Cristo será perseguido e até expulso do meio de uma falsa congregação. Talvez isso implique em perdas materiais e sociais, como no caso de ser colocado para fora da sinagoga. Mas o que importa? Se for para termos Cristo, que o seja! É melhor ser expulso do meio de infiéis e estar com Cristo, que o contrário, mesmo que isso signifique a perda de dinheiro, poder ou até a vida. Amigo, saiba que você não poderá