Meus trabalhos
-psicolinguistica(aquisiçao da linguagem nos primeiros anos de vida e os mecanismos que nos permitem falar e entender);
-dialetologia(as variedades de uma lingua segundo a região que se fala)
-sociolinguistica(as diferentes linguagens utilizadas por pessoas de diferentes classes sociais,faixas etarias e grupos de atividades)
-linguistica historica ou diacronica(a evolução de uma lingua ao longo da historia)
-analise de discurso( a maneira pela qual se organizam os textos falados ou escritos para atender suas necessidades comunicativas)
-pragmatica( as condições de uso da linguagem em relação a identidade do emissor e do receptor, assim como com o conhecimento que cada um tem sobre o mundo e a situaçoa q eu se da a comunicação.
descrição e pescrição como podemos ver, a linguistica se ocupa de muitos aspectos da linguagem e seu uso da linguagem a linguistica não se ocupará em fazer distição entre o certo e o errado da lingua mas sim da frequencia de uso daquele determinado tipo de linguagem. o estudo de portugues difunde de que ha uma maneira certa de se usar a lingua,e que essa é a unica maneira aceitavel;Todas as outras são erradas, devem ser evitadas.Isso deve ser evitado.É reforçado por colunas em jornais, gramaticas escolares, livros de 'não erre mais' e a pressão social de todo momento.Essas atitudes de consequencias ,tem sido objeto de crítica por parte de linguistas e professores, mas continua em salas de aulas da escola da vida. não existe base linguistica que faça distinção entre o 'certo' e o 'errado' o linguista se interessa pela lingua como ela é, e não como deveria ser. quantas vezes não nos dizem que a palvra 'chipanzé' não existe(porque o certo seria 'chimpanzé' ) dizer isso é desrespeitar o fato de