entomologia
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Relatório apresentado a Profª. Camila Abrão, como parte das exigências para a apresentação e obtenção de nota na disciplina de Química Analítica.
INTRODUÇÃO:
A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução. Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar é designada por solução titulada.
O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quanto se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores.
No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Eles têm como causas comuns o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras. Através do processo de padronização (método de análise baseado no uso de um padrão) e possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada. Existem substâncias com características bem definidas, conhecidas como padrões primários, que são utilizados como referência na correção da concentração das soluções através do procedimento denominado padronização. Tal procedimento consiste na titulação da solução de concentração a ser determinada com uma massa definida do padrão primário adequado ou com uma solução padrão de concentração conhecida.
Para verificar-se a concentração de uma solução aproxima-se do valor verdadeiro, se faz a titulação (processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa). Na titulação o reagente de concentração conhecida, é chamado