entomologia
Na civilização antiga da BABILONIA e do EGITO as moscas APARECEM como AMULETOS ou DEUSES. – também foram consideradas PRAGAS na historia bíblica.
1* CASO DOCUMENTADO de entomologia foi no MANUAL DE MEDICINA LEGAL CHINES DO SECULO 13. – foi um caso de HOMICIDIO.
1* LIVRO sobre o tema foi LA FAUNE DE CADAVRES de Mégnin em 1894.
Mesmo com o estudo de Mégnin a entomologia foi NEGLIGENCIADA por muito tempo, voltou a ser estudada na 2* metade do sec. 20
NO BRASIL – o marco inicial da entomologia esta associado ao trabalho de OSCAR FREIRE, em 1908, nessa época o tema foi apresentada a SOCIEDADE MÉDICA DA BAHIA.
Em 1911 e 1941 HERMAN, SAMUEL PESSOA E FREDERICO LANE, escreveram sobre a FAUNA DE BESOUROS NECRÓFOGOS do estado de São Paulo.
HERMAN estudou os BESOUROS do museu paulista, (atual museu de zoologia da USP), e publicou uma lista de INSETOS NECRÓFOGOS.
Para OSCAR FREIRE esse trabalho foi DEFICIENTE em relação aos DÍPTEROS, mas, era uma valiosa contribuição sobre os COLEÓPTEROS (da fauna cadavérica).
OSCAR FREIRE publicou também, “notas para o estudo da fauna cadavérica na Bahia”, estudando DÍPTEROS, nesse sentido fez criticas aos métodos proposto por MÉGNIN.
Em 1919, BELFORT DE MATTOS, orientado por OSCAR FREIRE, escreveu um trabalho sobre SARCOFAGÍDEOS de São Paulo.
Os estudos de FREIRE sobre FAUNA CADAVÉRICA BRASILEIRA foi publicada em 1923 na Revista de Medicina.
As CRITICAS feiras por FREIRE vem ao encontro da visão atual de que as TECNICAS desenvolvidas em outros países não podem ser diretamente APLICADAS no Brasil. Devido a diferença na fauna e no clima.
No Brasil é necessário que os estudos sejam feitos por regiões, devido a biodiversidade do país, tornando mais complexo a aplicação da entomologia.
Esse período se ENCERRA com a obra de PESSÔA & LANE em 1941 sobre os COLEÓPTEROS.
ATUALMENTE O ESTUDO SOBRE ENTOMOLOGIA NO BRASIL TEM SIDO REALIZADO POR