Entidades de classe da enfermagem
As entidades de classe num modo geral são entendidas por uma sociedade de empresas ou pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos e não sujeita a falência, constituída para prestar serviços aos seus associados. Toda entidade de classe tem em comum a gratuidade do exercício de cargos eletivos.
A maioria das classes profissionais são organizadas em algumas entidades, seja ele através de um conselho, organização, sindicatos, grupos, dentre outros e com a Enfermagem não é diferente, temos 4 entidades principais que representa essa classe profissional: Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, Sistema COFEN/CORENs, Sindicatos de Enfermeiros e Federação Nacional dos Enfermeiros.
Com exceção do Sindicado de Enfermeiros e da Federação Nacional dos Enfermeiros que são formados unicamente por Enfermeiros, as demais entidades são formadas por profissionais e estudantes da Enfermagem e demais profissões compreendidas nos serviços de Enfermagem.
Entidades de Classe da Enfermagem
Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn
A primeira entidade da Enfermagem foi criada antes mesmo da profissão ser regulamentada, a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn foi fundada em 12 de agosto de 1926 pelas primeiras Enfermeiras formadas pela Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, atualmente chamada de Escola de Enfermagem Anna Nery, localizada no Rio de Janeiro e em 1928 a Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas foi registrada juridicamente e em 1954 passou-se a utilizar a denominação que é usada até hoje.
Esta associação é uma é uma sociedade civil com personalidade jurídica que congrega Enfermeiros, Obstetrizes, Técnicos e Auxiliares de enfermagem e estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional de nível técnico que a ela se associam, individual e livremente. Tem número ilimitado de membros e é organizada no Distrito Federal e nos Estados da federação.