Entervista com idoso
1865 palavras
8 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOSNATHANNY GOMES DA SILVA ATANÁSIO R.A. PSICO 85
TATIANE ELIZABETE....... R.A. PSICO
ENTREVISTA IDOSO – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO IV
GUARULHOS
2012
1. INTRODUÇÃO
Para a entrevista, utilizamos um questionário composto de algumas perguntas, que encontra-se em anexo ao presente trabalho, e do qual mediante as respostas do entrevistado, faremos um breve comentário.
A entrevistada em questão possui 65 anos, tem três filhos e atualmente mora com o marido e uma das filhas. A entrevista aconteceu de forma tranqüila e objetiva. Ao ser feita alguma pergunta ela logo era respondida clara e concisamente. Mediante suas respostas e as teorias estudadas destacaremos àquelas que conseguimos fazer alguma correlação.
2. A ENTREVISTA
Ao ser perguntada sobre o modo como vêem o idoso e sobre a saúde ela deu uma importância ao fato de que não gostaria mesmo que sua velhice chegasse ao ponto em que teria de dar trabalho aos filhos, tem uma grande preocupação em ficar doente e dependente de outras pessoas, principalmente porque a visão que a sociedade tem do idoso é que são como um estorvo e requerem muita paciência. Para Saramago (2005), a morte pode tornar-se algo desejado quando o sofrimento é demasiadamente grande. A dependência é um fato difícil de administrar nos dias atuais já que a sociedade vive constantemente em função de paradigmas e ideologias em que o trabalho e ganhar dinheiro está acima de qualquer coisa, até mesmo da própria família. É comum, vermos famílias em que os pais deixam de criar seus filhos para trabalharem, deixá-los serem criados por creches e babás, e quando o adulto chega à velhice, não é diferente, não há tempo e tampouco paciência para