Entendendo o artigo: Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro.
Disciplina: Prática como Componente Curricular I.
Entendendo o artigo: Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro.
Introdução: Na introdução a autora fala sobre o desenvolvimento da preparação dos professores no decorrer do tempo, citando também os períodos na história da formação de professores no Brasil. A autora nos trouxe os nomes das primeiras Escolas de Formação de professores, bem como quem foram seus criadores, se é que assim podemos chamá-los e ao final da introdução histórica, abordou os principais pontos históricos da formação de professores no Brasil. Desde o ponto histórico chamado de “Ensaios intermitentes de formação de professores”, que ocorreu de 1827-1890, até os dias atuais com a criação dos “Institutos Superiores de Educação”, bem como o “novo perfil do curso de Pedagogia”
Objetivo: O objetivo é o estudo da formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro.
Metodologia de pesquisa: a metodologia de pesquisa utilizada foi indutiva, qualitativa, exploratória bibliográfica, pois foi uma pesquisa descritiva, com o objetivo de proporcionar maior familiaridade como tema, envolve levantamento bibliográfico.
Resultado e Discussão: Pontos mais importantes:
Aspectos teóricos
Se o problema da formação de professores se configurou a partir do século XIX, isso não significa que o fenômeno da formação de professores tenha surgido apenas nesse momento. Porém, a partir do século XIX, a necessidade de universalizar a instrução elementar conduziu à organização dos sistemas nacionais de ensino.
Modelos contrapostos de formação de professores
Nesse contexto configuraram-se dois modelos de formação de professores:
a) modelo dos conteúdos culturais-cognitivos: para este modelo, a formação do professor se esgota na cultura geral e no domínio específico dos conteúdos