Entendendo as Características do Óleo Lubrificante
1. Definição
Os óleos lubrificantes, óleos de motor, ou óleos para motor, são substâncias utilizadas para reduzir o atrito, lubrificando e aumentando a vida útil dos componentes móveis dos motores
Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxas), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituído pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).
Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo, assim, maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e, por isso, são produtos mais puros.
Quanto melhor a tecnologia de produção dos motores, trabalha-se com folgas dimensionais cada vez menores (para redução dos ruídos, e aumento da durabilidade da máquina) e portanto quanto mais moderno é um motor, mais "fino" deve ser o óleo a ser adotado.
2. Características
As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade.
Viscosidade é a principal característica dos óleos. Consiste na resistência entre as moléculas do fluido em movimento. Ou seja, é a medida da resistência ao escoamento. Ainda pode-se definir como a resistência ao cisalhamento, devido à intersecção das moléculas do fluido.
A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas. Quando um fluido muda do estado de repouso para o de movimento, ocorre uma resistência ao fluir, devido ao atrito interno do mesmo. A viscosidade é uma medida desse atrito interno. Para se medir a viscosidade do lubrificante existem diversas