EntendaInflacao

759 palavras 4 páginas
Temas Polêmicos

ENTENDA A INFLAÇÃO
Ernesto Rosa
Em um ano de boa safra, sobrou cebola e o seu preço baixou. Em outro ano de seca, o preço subiu. Esse é um fenômeno frequente e geral: a oferta (ânsia de vender) tende a baixar os preços e, de outra parte, a procura
(ânsia de comprar) tende a aumentá-los.
A lei fundamental da economia é a lei da oferta e procura. Como é essa lei?
O país todo produz certa quantidade anual
PB de bens e serviços. Existem as perdas:
a) internamente: desperdícios, problemas com estocagem; e
b) externamente: a evasão, que ocorre por artifícios de preços baixos nas exportações
(subfaturamento) e preços elevados nas importações (superfaturamento), provocando grande saída para pequena entrada (trocas desvantajosas). Sem falar no contrabando, pagamentos de royalties, juros etc.
Descontadas as perdas, sobra a outra parte CI de produtos para o consumo interno, são bens que podem ser comprados no mercado interno. Para comprar as mercadorias disponíveis anualmente no país, as pessoas recebem uma quantidade de dinheiro por ano.
Todo esse montante de dinheiro compra toda a massa de produtos disponíveis ou, dito de outra maneira, o lastro da moeda é a massa de mercadorias disponíveis. Um compra o outro.
INFLAÇÃO. Se as pessoas passam a ganhar o dobro, os preços também dobram.
Isso porque se o montante de dinheiro é aumentado, aumenta a procura, os preços sobem, e as pessoas acabam consumindo a mesma coisa. É a inflação! Inflacionar é injetar dinheiro nas mãos das pessoas, aumentando o poder de compra, sem o correspondente aumento das mercadorias disponíveis. As pessoas ficam com muito dinheiro de pouco valor e o consumo é o mesmo. Também ocorre elevação de preços se houver diminuição dos bens disponíveis para a compra, é a carestia.
DEFLAÇÃO. Ao contrário, se há pouca procura ou muita mercadoria, os preços tendem a baixar e o dinheiro a se valorizar por causa da oferta, sobrando estoques, prateleiras cheias, como ocorreu nos Estados Unidos em 1929,

Relacionados