Ensino de leitura e escrita atrav s das redes sociais RESENHA
Neidi fala no artigo “Facebook, um aliado para o estudo de metáforas“, que na sociedade atual desde cedo, muitas “crianças” estão em contato com as novas tecnologias, mudando seus modos de comunicação e de interação. Percebe-se desta forma, que o processo de ensino e aprendizagem necessita de inovações e mediações para realmente atingir seus objetivos nesta sociedade em constante mudança. Uma das formas de inovação é o uso dos recursos digitais que as tecnologias oferecem para o processo ensino aprendizagem, os quais visam a uma forma mais diversificada, porque oferecem aos professores estratégias adicionais ao ensino. A inserção do computador no ensino contribui e facilita a aprendizagem, fascinando o em novas descobertas, trocando de ideias, as diferentes atividades propostas, possibilitando a transformação de velhos paradigmas de educação, levando o aluno para um caminho mais de acordo com a realidade atual.
Segundo Moran (2005), com relação à prática pedagógica, por mais que a educação se transforme com um emprego de novas metodologias e tecnologias, o professor, através de sua postura e do seu conhecimento, é quem efetiva a utilização desse aparato tecnológico e científico. Dessa forma redimensiona o seu papel, deixando de ser o transmissor de conhecimento para ser o estimulador. “o professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante”.
Na sociedade atual as pessoas estão em contato com as mais variadas tecnologias. A ONU (2011) diz que “dois bilhões de pessoas acessam a web” fazendo com que a informação e a comunicação se estabeleçam de forma veloz e imediata. Em 2000, apenas 250 milhões de habitantes navegavam pela rede. Hoje procura-se ampliar o número de salas de informática e acesso a internet nas escolas da rede de ensino público. Torna-se evidente a necessidade de aproveitar este incrível recurso para a