Ensinando Geografia atraves da musica
Conceituar Geografia é, com certeza, o maior desafio do professor dessa disciplina. Trabalhar com música pode ser uma boa alternativa.
Um dos mais importantes instrumentos didáticos que pode ter seu uso bastante difundido no ensino da Geografia é a música, pois crianças e adolescentes adoram música.
A letra de algumas músicas carrega consigo grandes significados que, dependendo do conteúdo ministrado, servem como alternativa didática, a música é analisada pelos alunos com o auxílio do professor.
Assim como a música citada abaixo, existem muitas outras nacionais e internacionais que apresentam questões extremamente ligadas à Geografia, como meio-ambiente, problemas sociais, guerras, preconceitos, corrupção e uma infinidade de assuntos.
Hoje podemos citar alguns nomes nacionais e internacionais da música que produzem letras com conteúdo de protesto, tais como Detonautas, Green Day, U2 e Linkin Park, todos abordam diversos assuntos de ordem social que ocorrem em escala regional ou global. Esses nomes possuem muitos adeptos entre os jovens, assim facilita a obtenção do interesse por parte dos alunos.
É muito comum alguns alunos – e até mesmo alguns professores – pensarem que a Geografia é “a ciência que estuda a Terra” ou, simplesmente, associá-la ao estudo do relevo e dos mapas. Assim, para um professor de Geografia, é muito difícil fazer com que seus alunos compreendam o real significado dessa área do conhecimento, bem como a sua profundidade e importância.
Para isso, durante o primeiro dia de aula, é recomendado que o professor tente manifestar no imaginário de seus alunos o significado da expressão ciência geográfica. Para isso, recomendamos que o educador inicie a aula perguntando: “e se não houvesse Geografia no mundo?” Explique que, com essa pergunta, você não está se referindo à ciência geográfica em si, mas sim ao seu campo de estudo: o espaço geográfico.
Em seguida, forneça aos alunos a letra da