ensaios
Curso Superior de Tecnologia em Fotografia
Projeto Experimental Vernalagnia
Novo Hamburgo, 2013.
OBJETIVO:
É possível definir a dupla exposição como o efeito que acontece quando duas cenas diferentes são mostradas na mesma fotografia (fotograma é exposto duas ou mais vezes), isto é, são sobrepostas. Isso acontecia quando o filme não era girado corretamente e a câmera acabava realmente registrando duas fotos no mesmo espaço do negativo. Vista como uma forma artística e experimental de fotografia, a dupla exposição caiu no gosto popular e o seu uso criativo resulta em imagens fantásticas.
Neste ensaio, procuramos fazer uma ligação entre o sexo feminino e as flores: dois elementos que sempre tiveram ligação, transmitindo um sentimento de leveza, sensibilidade a essência feminina no melhor momento mesmo que biologicamente errônea.
EXECUÇÃO
A forma de captura das imagens se dá em dois momentos: a mulher é clicada em diversas poses delicadas, com figurino e maquiagem bem femininos em momento bem especial, como se fosse um ensaio de “casamento”. A segunda parte do ensaio se refere às flores propriamente ditas, fotografadas em ângulos diferentes e cores contrastantes, simbolizando no contexto, a “alma feminina”.
A junção das imagens é feita com auxilio de software digital, a fim de buscar um encaixe perfeito entre as fotografias (inserção de fotografias em camadas superpostas e possibilitam o controle da transparência de cada uma dessas fotos). Dentre as diversas formas de se capturar essa técnica (seja analogicamente, ou digitalmente direto na câmera), optamos pela pós-produção devido ao estudo de conceito experimental.
PERÍODO
Fotografia da mulher: Ensaio realizado em 02