cinco lições da psicanálise
Lição 1- Trata da histeria, e perturbações psíquicas, e cura pela conversação. Absence = alteração da personalidade acompanhada de confusão mental. Sintomas físicos causados por traumas psicológicos, e tratados através da hipnose e conversação. (os histéricos sofrem de reminiscências, seus sintomas são resíduos de traumas). Se prendem emocionalmente a acontecimentos traumáticos.
Lição 2- O hipnotismo é abandonado, pois, apenas metade dos pacientes é hipnotizável. Fazer o paciente contar o que nem ele sabia. Resistência do enfermo= proteção da personalidade psíquica do paciente. Processo de repressão é isolar os pensamentos perturbadores. A hipnose dribla a repressão. Cabe ao terapeuta, harmonizar o elemento perturbador, com a consciência do paciente. Alcançar uma ideia mais feliz que a repressão. Pois a repressão prende a ideia, mas não o desejo. Caso este desejo seja repreensível, buscasse a sublimação do desejo, ou seja, redireciona para algo mais elevado, ou reconhece a justa repulsa.
Lição 3- liberar as ideias que vem a mente, mesmo que desconexas, ou absurdas. Destas ideias o terapeuta interpreta. Interpretação de sonhos e estudos de lapsos e atos casuais. Interpretação dos sonhos = estrada real para interpretação do inconsciente. Ansiedade é a resposta do ego para desejos reprimidos violentos Atos falhos, manias tiques, esquecimentos que deixamos passar despercebidos e não damos importância, são extremamente significativos, e de interpretação fácil e segura. Exprimem impulsos e intenções. Desejos reprimidos ou complexos.
Lição 4- Processos patogênicos e desejos reprimidos dos neuróticos. Relaciona sintomas mórbidos a impressões da vida erótica do doente. Desejos patogênicos são componentes instintivos eróticos. São os desejos duradouros da infância, que ajudam a formar os traumas futuros. Os desejos da infância, são reconhecidos na generalidade como sexuais. Auto-erotismo infantil. Em regra geral o pia tem preferência pela