Ensaios no cimento
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Campus de Rio Paranaíba
ECV 360- Materiais de Construção Civil I
Profª Maria Cláudia Sousa Alvarenga
Engenharia Civil
Aula Prática II- Ensaios no cimento
Elaborado por:
Hellen Paula Barbosa e Silva 1760
______________________________________________
Rio Paranaíba, 23 de abril de 2014
1. Introdução
Na engenharia civil, é imprescindível saber que para a obtenção de um concreto, é necessário unir todas as características dos agregados que o compõe de forma a encontrar a melhor mistura, atendendo a relação custo-benefício, a qual é o grande diferencial procurado pelas grandes construtoras. A análise das características dos materiais deve ser feitas em laboratório especializado seguindo as especificações das normas prescritas pela ABNT. Nesse relatório trataremos de duas características do cimento Portland: massa específica e resistência à compressão.
A determinação da massa específica é de extrema importância, pois mostra o volume ocupado pela massa de cimento dentro do concreto, facilitando assim o cálculo da proporção de cimento utilizado nas obras. Já a resistência à compressão pode ser considerada com a principal característica do concreto, pois através dela é possível identificar qual o grau de desempenho do concreto, ou seja, a quantidade de carga que ele suporta. Os ensaios realizados para sua determinação são simples, porém são demorados devido à necessidade de um longo tempo de cura dos corpos-de-prova. Os resultados encontrados em laboratório podem sofrer variações, as quais são explicadas por vários fatores, sendo o principal, a quantidade de água adicionada ao cimento na preparação da massa, que muitas vezes não é adicionada seguindo os valores corretos.
O fato de cada concreto apresentar massa específica e resistência à compressão distinta é facilmente explicado pela forma como cada um é preparado. Os