ENSAIOS NA CHAMA
OBJETIVO Observar a cor das radiações emitidas por alguns sais, ao serem aquecidos num bico de Bunsen. Detectar a presença de alguns cátions em sais, tendo por base o espectro de emissão característico para cada elemento, comparando os resultados obtidos com uma tabela de cores e elementos análise elementar por via seca.
INTRODUÇÃO
Os elétrons se movem ao redor do núcleo em número limitado de órbitas bem definidas, movendo-se em uma órbita estacionária, o elétron não emite nem absorve energia, ao saltar de uma orbita para outra, o elétron emite ou absorve uma quantidade definida de energia, chamada quantum.
O Teste de Chama é um procedimento utilizado na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras foram manuseadas com fios de platina previamente limpos com ácido clorídrico (HCl) para retirar resíduos de soluções anteriores.
O teste de chama é baseado no fato de que quando, uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação (Luz). Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do