Ensaios de dureza - relatório da prática de laboratório
Laboratório Materiais de Construção Mecânica
RELATÓRIO DAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO:
ENSAIOS DE DUREZA
Aluno:
Professor:
RESUMO
O ensaio de dureza consiste na impressão de uma pequena marca na superfície da peça, pela aplicação de pressão com uma ponta de penetração com formato padronizado, pressionado na superfície do material sob condições específicas de pré-carga e carga, causando inicialmente deformação elástica e em seguida deformação plástica. A área da marca superficial formada ou a sua profundidade (dependendo do tipo de dureza) são medidas e correlacionadas com um valor numérico que representa a dureza do material. Esta correlação é baseada na tensão de que o penetrador necessita para vencer a resistência da superfície do material.
No laboratório de Ensaios Mecânicos foram realizados, a partir de diversos corpos de prova metálicos como aço, alumínio, latão e cobre, diferentes testes de dureza, tais como o Método Brinell, Vickers, Rockwell e o Ensaio de Microdureza Vickers. Em cada prática, os valores observados foram anotados no material fornecido pelo professor e correlacionados com as tabelas de padronização, encontrando assim os valores de resistência à penetração de cada material em cada método empregado.
OBJETIVOS DA PRÁTICA
Os objetivos dos ensaios de dureza feitos no laboratório são medir a resistência à deformação por um penetrador dos vários materiais que nos foram disponíveis, avaliação e comparação de cada método entre si e determinação das características e limites de determinado material, além do conhecimento da metodologia utilizada nos ensaios de dureza da indústria em geral.
INTRODUÇÃO
As propriedades mecânicas dos materiais são verificadas pela execução de ensaios cuidadosamente programados, que reproduzem o mais fielmente possível as condições de serviço. Dentre os fatores a serem considerados nos ensaios incluem-se a natureza da carga aplicada, a duração de